O NOSSO
JARDIM
A nossa essência.
Sabias que tens recursos internos inesgotáveis?
Pois é. Chamam-se Virtudes.
As Virtudes manifestam-se pela disposição constante do espírito que nos induz a exercer o bem e evitar o mal. Proporcionam uma vida mais equilibrada e alinhada. Ser virtuoso é sinónimo de ser alguém com uma boa essência, uma pessoa que realiza boas acções motivadas pela sua índole.
O conjunto das virtudes humanas compõem a nossa essência, formam o nosso carácter. Cultivar as virtudes é crucial para o desenvolvimento humano, pois é uma forma de estar disposto a praticar o bem. As virtudes configuram-se em hábitos capazes de levar alguém à excelência, ao que há de melhor na condição humana. Falamos então da sabedoria, coragem, humanidade, justiça, temperança e transcendência.
Mas, como é que conseguimos alcançar esta excelência?
Através das qualidades humanas, aquilo que há de melhor em cada um de nós, as nossas forças de carácter. São sementinhas plantadas, no nosso jardim interior, à espera de serem regadas e nutridas, e florescerem em harmonia, transformando-se em frutos essenciais para o nosso Florescimento e Bem-estar. Expressam-se pelos nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos.
A Oficina preparou para ti O nosso Jardim, uma ferramenta que te dá a conhecer o teu jardim interior, dando-te dicas de como o desenvolver e nutrir, com equilíbrio. Consoante o momento que vivencias, vais saber aplicar a combinação certa das forças de carácter, na dose certa, ajustada ao contexto. O excesso ou a deficiência na utilização das forças poderá tornar-se num obstáculo, quando te afectam negativamente e aos que te rodeiam. Aplicando a dose certa, conseguirás o equilíbrio em qualquer circunstância da vida, precavendo a insatisfação e o desapontamento.
Cada pessoa tem um estilo único de carácter e personalidade. E, sim. Tu és diferente e especial. Muito especial.
Só tu podes tornar os teus sonhos em realidade. E, tu tens tudo o que necessitas para fazeres isso acontecer.
Lembra-te sempre que todas as flores do futuro, estão nas sementes que plantas no presente.