RELEVÂNCIA
Acarinhar os desafios da vida
com sabedoria e equilíbrio
Tod§s aspiramos a uma saúde mental e emocional de excelência, o nosso maior bem. E, desejamos a cada momento das nossas vidas, saber qual a melhor estratégia para acarinhar os desafios da vida com coragem e sabedoria, abraçando o bem-estar e o equilíbrio.
No entanto, observando os padrões estatísticos de mortalidade e morbilidade do século XX, verifica-se um aumento das doenças crónico-degenerativas, fruto de sociedades modernas industrializadas que fazem emergir a necessidade de um novo estilo de vida sócio-económico, elevando os factores de risco comportamentais e psicossociais, onde as emoções negativas e a doença ganham poder.
São uma lista das coisas a fazer em nome dos povos e do planeta, e um plano para o sucesso
A este propósito, a 1 de Janeiro de 2016 entrou em vigor a resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) intitulada “Transformar o nosso mundo: Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável”, constituída por 17 objectivos, desdobrados em 169 metas.
“Os 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são a nossa visão comum para a Humanidade e um contrato social entre os líderes mundiais e os povos”, disse o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. “São uma lista das coisas a fazer em nome dos povos e do planeta, e um plano para o sucesso”, acrescentou.
Observando em particular o Objectivo 3, percebemos que a saúde e o bem-estar estão na lista das coisas a fazer, e que tem como meta reduzir, em um terço, a mortalidade prematura por doenças não transmissíveis via prevenção e tratamento, e promover a saúde mental e o bem-estar.
Por outro lado, a Organização Mundial da Saúde (OMS), define a saúde mental como “um estado de bem-estar em que cada indivíduo desenvolve o seu potencial, consegue lidar com os desafios da vida, consegue trabalhar de forma produtiva e contribui para a sua comunidade”, alcançando assim, o seu bem-estar, a sua saúde mental e emocional.
Florescer é ser flor em condições adversas
Esta ambição, a saúde mental e emocional, está ao alcance de tod§s nós. O equilíbrio, o prazer, o sentir-se bem, o significado, é possível, acredita.
E, como é que conseguimos alcançar tudo isso? Através da nossa predisposição para Florescer, ou seja, através do compromisso que assumimos em dar o melhor de nós perante os momentos altos e baixos da vida, e ainda assim, encontrar nas dificuldades a oportunidade, despertando em nós capacidades que, em circunstâncias favoráveis, teriam ficado adormecidas. Florescer é ser flor em condições adversas.
Este conceito, o Florescimento Humano, vem da Psicologia Positiva, a ciência que adopta uma visão mais aberta e apreciativa dos motivações, capacidades e potenciais do ser humano, e que acredita que todos nascem com elas e têm a capacidade de as nutrir ao longo da sua vida, rumo ao bem-estar.