top of page

Acerca de

A
ARTE

A arte é a mais alta forma de Esperança

As artes ocupam um lugar especial nas nossas vidas. Desde o nascimento à morte, existe alguma forma de expressão artística que acompanha a nossa existência.

 

A relação entre as artes e o bem-estar é reconhecida pela ciência. Do teatro à música, passando pela arquitetura, o desenho, a escultura, a pintura, a escrita, a dança e o cinema, as artes apresentam-se como recursos essenciais para a cura, e sobretudo para a prevenção e melhoria da saúde e do bem-estar, e consequente florescimento da indivíduo e comunidades. As artes podem contribuir em áreas como a saúde mental, doenças crónicas, solidão, envelhecimento, entre outras, e é a mais alta forma de esperança.

As suas ligações à Teoria do Bem-estar, de Martin Seligman são evidentes, reconhecendo-se as intervenções positivas com recurso às artes, meios fundamentais para a saúde e do Bem-estar. Vejamos:

O contacto com as artes, em qualquer idade e em qualquer contexto, tem um impacto decisivo nos cinco elementos da Teoria do Bem-estar, quer a nível individual quer a nível colectivo.

1. Emoções positivas

Gratidão, compaixão, alegria, empatia ou prazer. As artes oferecem múltiplas opções para accionar estas emoções positivas, através da prática de uma forma de arte, ou por apreciação de diversos tipos de artes, como teatro, cinema, galerias, museus, enquanto espectadores.

 

2. Compromisso

Estado de Flow, estados de concentração profundos, em que perdemos a noção do tempo, quando desenvolvemos uma actividade que simplesmente fluiu, sem esforços. As artes têm, o poder de deixar "fluir" quando as praticamos ou as apreciamos enquanto espectadores. Aprender ou apreciar algum tipo de arte conduz a experiências óptimas, elevando o prazer e diluindo a ansiedade. Estimulam os novos desafios.


3. Relacionamento

Construção e manutenção das relações interpessoais. As artes possibilitam e reforçam o sentimento de pertença e a construção de relacionamentos pessoais significativos. Dançar, cantar, tocar ou actuar com outras pessoas oferece, sem dúvida, um espaço privilegiado para construções interpessoais.


5. Significado ou Propósito

Criar e fazer a vida ter mais sentido. O nosso melhor quando nos dedicamos, servimos e pertencemos a algo maior do que a nós mesmos, podendo ser na fé, no ambiente de trabalho, familiar, político, e até mesmo humanitário. As artes proporcionam o sentido e propósito de vida.


6. Realização

Objectivos claros, mesmo que pequenos, e alcançá-los, falamos do progresso em direcção aos objectivos, e das conquistas durante esse processo. Em qualquer arte, desenvolvem-se habilidades até atingir-se o seu domínio. Cada passo é uma conquista e tão importante como o resultado final. 
 

IMG_5778.JPG

A linguagem com cores e tons que nos abraça

 

A Ciência e a Arte, fundem-se assim, harmoniosamente, criando novas abordagens e possibilidades para o florescimento humano . De todas as artes possíveis a Oficina Apreciativa escolheu a pintura a aguarela para criar uma linguagem com cores e tons que nos abraçam, e nos transportam para lugares mágicos, de calma e de paz. 

Uma linguagem possível pelas mãos da Luli Reis, uma ilustradora e artista visual do Brasil. Vive apaixonada pela natureza, fonte de inspiração para o trabalho que desenvolve. A sua técnica favorita é a aguarela, mas recentemente apaixonou-se pelas técnicas mistas, como o guache e lápis de cor. Adora ensinar e partilhar conhecimento. Abraça os desafios com amor. 

 

Encanta-te com o trabalho da Luli Reis em https://www.lulireis.com/

 

Floresce através da arte!

bottom of page