VIRTUDES HUMANAS
E FORÇAS DE CARÁCTER
Quem somos na essência?
Existe um estudo desenvolvido pelos psicólogos americanos Martin Seligman e Christopher Peterson, do qual resultou o questionário VIA – Values in Action Inventory of Strengths (https://www.viacharacter.org/survey/pro/RSHA73/account/register), que é uma auto-avaliação simples, em que somos presenteados com uma riqueza de informação para nos ajudar a entender as nossas características. A maioria dos testes de personalidade centram-se em traços negativos e neutros, mas o VIA foca-se nas nossas melhores qualidades. Foca-se na nossa essência.
Martin Seligman e Christopher Peterson acreditavam que temos a possibilidade da escolha: viver uma vida focada no que é positivo ou olhar somente para os aspectos negativos. E, com este raciocínio, eles decidiram perceber qual é a melhor versão do ser humano.
A grande descoberta desta pesquisa materializa-se em 6 virtudes essenciais que reúnem 24 forças de carácter, sendo essas forças os caminhos para se alcançarem as virtudes, formando assim uma linguagem comum e simples. Falamos da sabedoria, coragem, humanidade, justiça, temperança e transcendência.
O seu alinhamento, faz de nós únicos,
autênticos e comprometidos.
Todos nós possuímos as 24 forças de caráter. Mas, quais delas se manifestam mais? Quem somos na essência?
Tentando responder a estas questões, o VIA dá-nos a conhecer o nosso perfil, ordenando as 24 forças de carácter, das mais às menos fortes, o que nos ajudará a personalizar os nossos caminhos para o florescimento e bem-estar. O seu alinhamento, faz de nós únicos, autênticos e comprometidos.
Desenvolver essas forças pode ter um impacto significativo na qualidade de vida, assim como, um efeito positivo nos relacionamentos, nas carreiras profissionais e crescimento pessoal.
Conhecendo as nossas melhores versões ajudará a contribuir para uma sociedade e humanidade mais próximas e felizes.
Das 24 forças de carácter existem as TOP 5, que são as mais dominantes e que se destacam em nós.
Reflectir sobre quais verdadeiramente geram ressonância dentro de nós e quais as que, ao agirmos apoiando-nos nelas, nos fazem sentir vivos e cheios de energia, torna-se numa reflexão fundamental. Permite identificar os nossos pontos fortes, as nossas forças de “assinatura” (FA).
Quando colocamos essas capacidades em prática, sentimo-nos bem, com uma sensação de energia e vitalidade. Isso contribui para que tenhamos mais fluidez, e um melhor desempenho no que fazemos.
Tratam-se de capacidades que possuímos, mas que nem sempre temos consciência disso. Algumas dessas forças de carácter são fáceis de identificar, e aqueles que nos rodeiam até reconhecem essas qualidades em nós.
As FA elevam a consciência das forças para um nível superior, ampliam o seu conhecimento e utilizam as suas melhores qualidades, agem de acordo com quem somos - o nosso Eu autêntico.
Ainda assim, nem sempre, identificar as FA significa que elas devam ser usadas com mais frequência, tendo consciência da dose a aplicar, pois é fundamental e faz parte do processo de autoconhecimento.
As forças devem ser utilizadas com equilíbrio, caso contrário poderá torna-se num obstáculo para o desenvolvimento pessoal e resultar em insatisfação e desapontamento.