top of page

TEORIA
DO BEM-ESTAR

279226535_1470598586710863_655883992128444801_n.jpg
279064061_1520270405055351_9000006062429220439_2.jpg

Florescimento Humano

Dentro das características positivas que cultivam o estado de bem-estar, Martin Seligman, fundador da Psicologia Positiva destaca cinco elementos mensuráveis que, em conjunto, proporcionam bem-estar, saúde mental e nos traz o florescimento. Desenvolveu a Teoria de Bem-estar, também referenciada como modelo PERMA.

Esses elementos são as emoções positivas, o compromisso, os relacionamentos positivos, o significado ou propósito e as realizações ou conquistas.

Cada um deve atender a três condições,

  • contribuir para o bem-estar

  • ser escolhido para o próprio bem, e não como um método para atingir qualquer outra variável

  • ser medido e definido independentemente dos outros elementos do modelo

 

Emoções Positivas. Consiste em aumentar as emoções positivas. As emoções positivas permitem-nos sentir satisfação com a vida e sermos capazes de permanecer positivos apesar das circunstâncias adversas. Alguns exemplos podem ser o amor, tranquilidade, plenitude, gratidão, compaixão, alegria, empatia ou prazer.

Compromisso. É um pacto que devemos fazer connosco, com o nosso poder e nossos pontos fortes, a fim de alcançar a harmonia e entrar em um estado de flow ou estado de activação. Este estado de flow ou sensação de fluir é o que normalmente alcançamos quando nos envolvemos em actividades, nos concentramos nelas e realmente experimentamos uma espécie de “não dei pelo tempo passar”. Portanto, trata-se de nos comprometermos com a procura por actividades que nos levem a estados de flow.

Relacionamentos positivos. Enquanto seres sociais, uma das fontes insubstituíveis de bem-estar e satisfação são as relações sociais, visto que constituem uma fonte de apoio e proteção. Ter relacionamentos satisfatórios é necessário para um desenvolvimento adequado, por isso devemos cuidar do relacionamento com a família, amigos, colegas de trabalho, comunidades envolventes. Dentro deste factor, que implica a melhoria das relações sociais, devemos incluir também o aprimoramento das nossas habilidades e ferramentas sociais.

Significado e propósito. Encontrar um sentido e significado na vida que vai para além dos nossos próprios objectivos individuais, que vai além de nós mesmos. Traduz-se na questão ”o que posso dar ao mundo?” Desta forma, todas as nossas metas, nossos objectivos e nossas realizações terão um fundo muito mais transcendental que os dotará de um grande valor social e moral.

Realização e conquistas. Trata-se de estabelecer metas e celebrá-las, à medida que são alcançadas, aumentando o nosso sentimento de competência e nível de autonomia.

 

Floresce onde estás plantad§!

INQUÉRITO
APRECIATIVO

VIRTUDES HUMANAS 
e FORÇAS DE CARÁCTER

bottom of page